Compartilhe este texto

Dragagem e píer provisório ajudarão no enfrentamento da seca dos rios no Amazonas

Por Portal Do Holanda

26/04/2024 9h54 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/Chibatão

Manaus/AM – Dragagem dos rios e a instalação de um píer provisório para atracação de navios serão realizadas como medidas de enfrentamento durante a seca nos rios. As alternativas foram apresentadas, nesta quinta-feira (25), pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedecti).

Segundo o titular da Sedecti, Serafim Corrêa, após os resultados da batimetria (medição da profundidade dos rios) na Enseada do Madeira e na região do Tabocal, constatou-se uma média de dois metros a menos em comparação ao ano passado. Com os recursos disponíveis, será possível realizar a dragagem exatamente conforme necessário, em condições superiores às da dragagem de emergência feita no ano passado.

“A primeira alternativa é aquela que se o fenômeno El Niño funcionar efetivamente, nós teremos água suficiente para não enfrentarmos uma estiagem tão forte quanto a do ano passado. Em segundo lugar é a dragagem dos pontos cruciais para a navegabilidade”, destacou o secretário.

Foto: Prefeitura de Benjamin Constant/Divulgação

Píer provisório

A terceira alternativa, que está sendo planejada pelo Grupo Chibatão, é a instalação de um píer provisório para atracação de navios, eliminando a necessidade de retorno do navio.

Para que o projeto do píer funcione, a empresa irá realocar parte da estrutura física do porto de Chibatão para uma região antes do problema. Para ancorar essa estrutura móvel, é necessário realizar adaptações e ajustes técnicos, permitindo a atracação do navio e o transbordo da carga para facilitar sua passagem.

Com essa alternativa, a média atual em Manaus é que cada navio chegue com mil contêineres para atender tanto à indústria quanto ao comércio. “Acreditamos que, se esses navios chegarem com essa quantidade de carga, aproximadamente 16 balsas serão suficientes para realizar o transbordo da carga do navio para a balsa, permitindo assim que estas naveguem até Manaus”, avaliou Fidelis.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas