Compartilhe este texto

Somente estados do Norte verão Festival de Parintins pela 'Globo'


Por Raimundo de Holanda

06/05/2024 19h35 — em
Bastidores da Política


  • A Globo não vai transmitir em rede nacional o Festival Folclórico de Parintins. A transmissão será apenas para os estados onde a TV Amazonas, afiliada da emissora, marca presença: Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Manaus (Amazonas).
  • A euforia inicial com a propalada presença da Globo na transmissão do festival começa a se esgotar no próprio governo, com a dificuldade de redigir os termos de um contrato no qual Caprichoso e Garantido são partes e querem levar ao menos R$ 1,5 milhão cada um. A Rede Amazônica parece pouco disposta a pagar essa conta.

O interesse na transmissão do Festival de Parintins não envolve diretamente a cúpula da Globo, mas o empresário Phelippe Daou JR. 

Apenas lances do festival serão exibidos durante o Fantástico, programa dominical da rede carioca, enquanto  canais secundários, como o Viva, inseridos no Globoplay, onde o acesso é restrito, farão a cobertura ainda que parcial. A Globo Internacional, que também pode transmitir o evento, é um canal para assinantes no exterior.

O anúncio da entrada da Globo na transmissão do festival foi feito na semana passada pelo governador Wilson Lima, justificando que se tratava da segunda maior rede de TV do Mundo.

Essa euforia começa a se esgotar no próprio governo, com a dificuldade de redigir os termos de um contrato no qual Caprichoso e Garantido são partes e querem levar ao menos R$ 1,5 milhão cada um. A Rede Amazônica parece pouco disposta a pagar essa conta. O risco é o governo jogar esse encargo para o contribuinte. Você.

A entrada da Rede Amazônica na transmissão do festival joga para escanteio um contrato de exclusividade mantido com a Rede Calderaro de Comunicações. O Portal  do Holanda apurou que o governo ainda não comunicou aos Calderaro o rompimento do contrato. Parte do princípio que a TV A Crítica continuará fazendo a transmissão. O que perde é a exclusividade. A coisa caminha para a judicialização. 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Caprichoso, Festival de Parintins, Garantido, Rede Amazônica, Rede Globo

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.