Compartilhe este texto

Corrida rumo à prefeitura de Manaus


Por Elizabeth Menezes

26/03/2024 19h12 — em
Ombudsman



Agora que o governador Wilson Lima “abençoou” a pré-candidatura de Roberto Cidade para a prefeitura de Manaus, talvez já se possa dizer que David Almeida (Avante) não terá apoio político do seu parceiro administrativo. Roberto Cidade, presidente da Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas), é do UB (União Brasil), o mesmo partido do governador. “Estou vindo aqui empenhar o compromisso do UB, do governador, e de cidadão para trabalhar para que Roberto Cidade seja o próximo prefeito de Manaus. Conte comigo, com a minha família, conte com todos os membros do UB. Precisamos que você esteja no comando da Prefeitura de Manaus”, declarou Wilson Lima durante o lançamento da pré-candidatura do correligionário na última segunda-feira 25, conforme registrado pelos veículos de comunicação. Mais claro, impossível. 

Além do governador, presidente estadual do UB, o evento também contou com a presença do presidente nacional da sigla, Antônio Rueda. No discurso, Roberto Cidade, no segundo mandato de deputado, explicou o óbvio: o nome do vice não está definido e a escolha será ao final das convenções partidárias. Este é o período de uma primeira apresentação de quem pretende ocupar a cadeira de prefeito de Manaus, hoje ocupada por David Almeida. O primeiro pretendente a lançar candidatura foi o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), em 23 de fevereiro, quando prometeu “libertar a prefeitura” com um choque de gestão. O senador Plínio Valério, presidente da federação PSDB-Cidadania, se fez presente. Na sexta-feira 22, outro evento para lançar a pré-candidatura do  deputado federal  Alberto Neto (PL), por escolha do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A confirmação de que o Capitão Alberto Neto é uma escolha de Bolsonaro partiu do próprio deputado e do presidente estadual do PL, Alfredo Nascimento. O mesmo que, em 2002, foi o primeiro prefeito de capital a apoiar Lula para presidente do Brasil. “O presidente Bolsonaro me ligou e afirmou que o Alberto Neto é o escolhido por ele e pelo partido para essa representação. Vamos fazer essa candidatura juntos”, afirmou Alfredo.”Sou o pré-candidato da direita, do presidente Bolsonaro e do PL em Manaus”, garantiu Alberto Neto. Por outro lado, além dos pretendentes que fizeram festa em público para anunciar a decisão, outros nomes estão na lista de especulação. Da própria Aleam vem o nome de Wilker Barreto (Mobiliza), disposto a disputar votos com o presidente da Casa. 

Maria do Carmo Lins Albuquerque (Novo); médico Israel Tuyuka (PDT); Anne Moura, secretária nacional de Mulheres do PT; Sinésio Campos, presidente estadual do PT; José Ricardo (PT) e Eron Bezerra (PCdoB), também aparecem como prováveis candidatos. Em recente análise do quadro político aqui de Manaus, o advogado e sociólogo Carlos Santiago diz que David Almeida “é o favorito para vencer”, enquanto chama a atenção para as estratégias dos potenciais adversários. “O prefeito David Almeida tem boa performance nas pesquisas registradas na Justiça Eleitoral, administra uma máquina pública poderosa, possui fortes aliados, obras públicas que serão inauguradas neste período, tem uma rede de mídia social e conta com apoio de blogs e portais de notícias. É o favorito para vencer”, escreve Santiago, que vai além. 

“Há previsão de escolha de um representante da federação partidária composta pelo partido Rede Sustentabilidade e pelo PSOL; e de um representante da Federação de Partidos que envolve o PT, o PC do B e o PV. São federações partidárias da base política e do governo Lula. Esses partidos federados não chegam a consensos, deixando de participar e de promover eventos importantes na pré-campanha. Eles não conseguem defender o governo federal nem mostrar com clareza que são opositores ou defensores do governo estadual e da prefeitura de Manaus”, sustenta. E ao dizer que Roberto Cidade “tem colado a imagem dele com a do governador Wilson Lima”, questiona: “Colar na liderança do governador é o suficiente para ganhar a prefeitura de Manaus?”

Santiago “chega” a outros nomes: “Bolsonaro indicou o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) como o seu pré-candidato e recebeu o compromisso de lealdade do atual presidente regional da sigla, Alfredo Nascimento, e não faltou o apoio do dirigente nacional da sigla Valdemar Costa Neto. O pré-candidato do PL participa de todos os atos pró-Bolsonaro, toma café com Bolsonaro, quase tudo que fala cita o ex-capitão ou o seu governo. Será que só o apoio do Bolsonaro é o suficiente para ganhar a prefeitura de Manaus? O deputado Wilker Barreto (PMN) já declarou que é mais um pré-candidato. Há, ainda, o nome do Partido Novo, a professora Maria do Carmo Lins. Tanto Wilker Barreto quanto Maria do Carmo Lins se colocam como políticos de Direita e contra o presidente Lula. Será que esses discursos e posições políticas são importantes para ganhar a prefeitura da capital do Amazonas?”

O sociólogo faz tais considerações na coluna “Todos contra David Almeida”?, publicada no portal do Hiel Levy. Para ele, no início do processo eleitoral deste ano, os pré-candidatos estão com estratégias eleitorais diferentes e conclui: “Porém, se continuarem tais estratégias, o prefeito de Manaus terá vida eleitoral fácil, enquanto os problemas reais da cidade continuarão sem propostas e soluções. Por isso, não custa nada lembrar que o prefeito é David Almeida”. De certo mesmo, é que até aqui, fica entre 12 e 13 pré-candidatos, mas até as convenções, e mesmo depois, o roteiro dessa história pode mudar. Ainda tem troca de partido, troca de parceiros, desgostos e separações. 

Divórcio e máscaras 

Um caso de “divórcio” político prestes a acontecer: o coronel Menezes, ex-superintendente da Suframa, candidato a senador em 2022, estaria pulando fora do PL, o partido de Bolsonaro, de quem era admirador e fiel amigo, contra tudo e contra todos. Ele é pai da deputada estadual Débora Menezes (PL), a mesma que aprovou lei concedendo o título de Cidadã do Amazonas para Michelle Bolsonaro. Menezes parecia até conformado em ser vice do Capitão Alberto Neto, numa chapa puro-sangue, porém nem isso conseguiu. E estaria com um pé no PRD (Partido Renovação Democrática). Ou seja: arenga também na Direita. O que mais virá ainda nessa fase de “aquecimento” para o grande dia?

Sobre propostas para administrar Manaus, melhor esperar a consolidação das candidaturas. Por enquanto, fica na parte mais fácil, que é o discurso para abrir espaço na mídia. Mesmo que a tática seja a do ataque. Já o diretor deste portal, Raimundo de Holanda, insiste que os eleitores precisam fazer cobranças de candidatos a prefeito e vereador. “É preciso que os pré-candidatos critiquem menos e mostrem mais ideias, demonstrem que têm capacidade emocional e administrativa para se tornar prefeito e vereador. Cabe a você, eleitor, exigir que esses candidatos tirem as máscaras e mostrem os rostos que têm”, postou na coluna Bastidores da Política, na segunda-feira 25.   

Também cabe a este portal acompanhar de perto a movimentação político-eleitoral já iniciada. Não apenas para noticiar os fatos, mas também para ajudar no esclarecimento desses fatos e discutir suas consequências. 

Assim deve ser.

Siga-nos no
Elizabeth Menezes, jornalista formada pela Ufam (Universidade Federal do Amazonas), repórter em jornais de Manaus, a exemplo de A Notícia, A Crítica e Amazonas em Tempo. Também trabalhou na assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa.

E-mail: [email protected]

ASSUNTOS: Ombudsman

+ Ombudsman