Compartilhe este texto

Procon alerta pais sobre lista de material escolar e revela o que não pode ser cobrado

Por Portal Do Holanda

14/01/2018 17h21 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A hora da volta às aulas requer cuidados de pais e responsáveis. Não é apenas a questão da pesquisa dos melhores preços que deve ser levada em consideração, mas os conteúdos das listas de materiais escolares também merecem atenção. De acordo com o diretor do Procon-AM, Paulo Radin, há itens com o selo de proibidos.

“Material escolar que pode ser exigido nas listas é aquele para efetivo uso didático. Todo o material que efetivamente será utilizado na sala de aula ou em atividades didáticas pode ser exigido, por outro lado, nós temos um universo de materiais que titularmente podemos dizer que são proibidos, nesse caso, teria que haver uma justificativa para estarem nas listas escolares”, explica Radin.

Entre os itens proibidos, segundo Radin, estão produtos de limpeza, produtos que tenham especificidades que conduzam a aquisição de determinado material, além daqueles de utilização administrativa das escolas. Para evitar esse tipo de problema, o diretor do Procon-AM explica que algumas escolas procuraram o órgão ano passado antes de fecharem suas listas. “A equipe técnica do Procon Amazonas analisou essas listas e foram feitas vistorias de materiais”.

Ele explica que desde 2016 existe uma portaria do Procon-AM estabelecendo, entre outras coisas, os itens que não podem ser solicitados pelas escolas. Além disso, a lista de material escolar deve estar acompanhada do respectivo plano de utilização dos materiais, com seus respectivos objetivos e metodologia.  

Atendimentos - Os consumidores que tiverem dúvidas a respeito do material escolar podem entrar em contato com o Procon-AM por meio do número 0800-092-1512. O órgão, localizado na avenida André Araújo, 1500, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: compra, dicas, material escolar, Amazonas

+ Amazonas