Compartilhe este texto

Sobe número de casos de dengue, oropouche e mayaro em Manaus

Por Portal Do Holanda

15/04/2024 21h35 — em
Manaus


Foto: Divulgação / Semsa

Manaus/AM - Os casos de dengue em Manaus subiram para 1.905, conforme dados atualizados do Informe Epidemiológico das Arboviroses, nesta segunda-feira (15). Os dados trazem informes também sobre  zika, chikungunya, oropouche e mayaro.

A publicação, elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reúne dados da Semana Epidemiológica 15, abrangendo o período de 7 a 13 de abril. Segundo o informe, Manaus contabilizou 179 casos notificados (suspeitos) e 18 confirmados de dengue, na última semana. Neste ano, o município registra um total de 1.905 casos da doença, confirmados dentre 7.924 casos suspeitos, dos quais 632 seguem em investigação. Permanece o registro de um óbito em decorrência da arbovirose, e outro está sendo investigado.

Não houve registro de novos casos suspeitos ou confirmados de zika, que acumula 20 casos confirmados e 62 notificados desde o início do ano; dentre estes últimos, dois permanecem sendo investigados. Não há óbitos confirmados ou suspeitos da doença.

Um caso suspeito de chikungunya foi notificado na última semana, sem registro de novos casos. Segue em quatro o total de casos confirmados da doença no ano de 2024, dentre 70 casos notificados, dos quais 16 continuam em investigação. Não constam do informe óbitos suspeitos ou confirmados da arbovirose.

A publicação indica oito novos casos de oropouche, somando 858 casos da doença na capital, neste ano, confirmados por critério laboratorial. Mantém-se em um o total de óbitos pela doença, também confirmado por critério laboratorial. Não há casos ou óbitos em investigação.

Nesta edição, o informe da Semsa Manaus volta a apresentar dados de mayaro, após a confirmação dos primeiros dois casos da arbovirose no município em 2024, por critério laboratorial. Não há óbitos confirmados pela doença, nem óbitos ou casos em investigação. O relatório não traz dados de casos notificados de oropouche nem de mayaro, por não constituírem agravos de notificação compulsória.

Imunização - Manaus está vacinando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue. O imunizante é ofertado em mais de 70 pontos de imunização da secretaria, distribuídos em todas as zonas distritais de saúde da área urbana da capital. A vacinação contra a dengue ocorre também aos sábados, das 8h às 12h, em oito unidades da rede básica municipal. 

A lista completa de estabelecimentos que ofertam a aplicação de doses, com endereços e horários de funcionamento, pode ser consultada pelo link https://bit.ly/salasvacinaqdenga.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, após receber a dose, a criança ou adolescente deve permanecer de 15 a 30 minutos no posto de saúde, para observação. “O imunizante deve ser aplicado de forma isolada, com intervalo de 30 dias para a aplicação de outras vacinas atenuadas, que são as da Febre Amarela, Varicela e Tríplice Viral, e de 24 horas para as demais do calendário básico”, disse Shádia Fraxe, secretária municipal de saúde.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus