Compartilhe este texto

PF prende 3 pessoas e apreende quase 50 veículos em operação contra tráfico no Amazonas

Por Portal Do Holanda

16/04/2024 11h09 — em
Manaus


Carros de luxo apreendidos - Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

Manaus/AM - Três pessoas foram presas em Manaus nessa terça-feira (16), durante uma operação da Polícia Federal para desmantelar um grupo criminoso que cooptava pessoas para servirem de “mulas” no tráfico de drogas interestadual.

Uma dessas prisões ocorreu no Residencial Vista das Copaíbas, no bairro Planalto, na zona centro-oeste. Um quarto integrante do grupo foi preso em Sorocaba, São Paulo.

Delegados Sávio Pinzon e Fábio Montenegro - Foto: Jander Robson/Portal do HolandaO delegado Lucas Montenegro, conta como era os alvos agiam e cooptam as mulas. 

“A captação de pessoas ocorria em face de pessoas de baixa renda, na maioria das vezes eram pessoas jovens, com idade entre 20 e 30 anos. E era oferecido dinheiro para que fosse feito esse transporte via modal aéreo de Manaus para diversos outros estados”

O grupo traficava cocaína, maconha tipo skunk e outros tipos de entorpecentes que entravam pela tríplice fronteira do município de Tabatinga, onde também foi cumprido mandado de busca e apreensão.

Foto: Jander Robson/Portal do HolandaO delegado explica que o dinheiro do crime era lavado por meio da compra de carros. Durante a ação, 44 veículos, entre motos e carros, foram sequestrados por ordem judicial, a maioria deles carros de luxo de altíssimo valor no mercado.

Foto: Jander Robson/Portal do Holanda“O grupo criminoso utilizava os veículos para lavagem de capitais e é muito utilizado pessoas interpostas. Então, a utilização de pessoas como laranjas foi verificada na investigação”.

Foto: Jander Robson/Portal do HolandaEmpresas de fachada também eram usadas na aquisição dos veículos. Além disso, a polícia também apreendeu veículos que estavam em nome dos alvos da operação.

Todos os veículos apreendidos na operação devem ficar sob o poder da Polícia Federal, como explica Lucas. “Os veículos apreendidos, após a finalização do inquérito, a PF pede o uso desses veículos ou a alienação antecipada”. 

Foto: Jander Robson/Portal do HolandaDe acordo com ele, as pessoas envolvidas na rede criminosa vão responder por tráfico interestadual de drogas, tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capital.

As investigações continuam porque a perícia vai analisar o material apreendido como computadores, celulares, documentos e outros itens.

Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus