Compartilhe este texto

Conheça os riscos e benefícios de consumir erva mate

Por Portal Do Holanda

03/06/2019 14h37 — em
Cura pela Natureza


Foto: Pixarbay

O mate é apreciado por vários países da America do Sul, e pode ser consumido quente ou frio. Mas você conhece os benefícios dessa iguaria? E os risco do consumo excessivo?. O VIX.com fez uma listinha.

Câncer

Um estudo publicado na revista médica Head and Neck, sugere que o consumo excessivo de erva mate pode ser fator determinante para a ocorrência de câncer de esôfago, boca e garganta.

Hipertensão

De acordo com a Mayo Clinic, a erva mate contém cafeína suficiente para aumentar a pressão arterial para níveis não recomendados. Por este motivo, seu uso é contraindicado para quem sofre de hipertensão.

Doenças do fígado

Uma investigação realizada em 1967 e publicada no Journal of Clinical Pathology mostrou que a ingestão excessiva de erva mate ao longo pode aumentar os riscos de desenvolvimento de doenças hepáticas. Então, se você tem um fígado delicado, é melhor optar por outra infusão.

Benefícios da erva mate

Apesar dos possíveis riscos, a erva mate pode promover diversos benefícios para a saúde, como rejuvenescimento do organismo (devido à sua abundância de antioxidantes), melhora da concentração, da digestão, além de fortalecer a saúde cardiovascular e evitar doenças respiratórias, como a sinusite.

A erva mate, portanto, tem benefícios e riscos. Isso não significa que você deve abandonar seu consumo, mas sim ter informações para ingerir a erva de forma mais moderada e consciente.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: erva mate, Cura pela Natureza

+ Cura pela Natureza