Compartilhe este texto

Você sabe o que faz um profissional de Recursos Humanos?

Por Portal Do Holanda

23/10/2018 11h08 — em


Foto: Reprodução

Olá seguidores tudo bem? Hoje vou falar pra vocês o que faz um profissional de Recursos Humanos e como se capacitar para tal, pois hoje é dia do nosso quadro: Profissões.

O profissional de recursos humanos tem importantes funções no departamento pessoal de uma empresa. Dependendo da área para qual é contratado, ele é responsável por coordenar, selecionar e orientar colaboradores, a fim de contribuir com os objetivos da organização para a qual trabalha.

Sabia que, além de auxiliar no desenvolvimento e na motivação dos trabalhadores, o gestor de RH também lida com estratégias, técnicas de treinamento, seleção, planos de cargos e salários? No nosso artigo de hoje, confira o que esse profissional faz.

Gerenciamento e análise de estratégias

A pessoa formada em gestão de recursos humanos pode ter diferentes funções. Uma delas é cuidar do bem-estar da equipe, de seus direitos trabalhistas e da contratação e da demissão de um funcionário. O profissional também pode analisar estratégias que ajudem a empresa a elaborar planos de recrutamento de funcionários.

Consultoria para a contratação de funcionários

O gestor de RH também pode prestar consultoria a empresas que querem contratar um novo profissional. Para esse trabalho, ele realiza entrevistas, aplica provas e elabora dinâmicas de grupo. Ele pode trabalhar também com a aplicação de testes vocacionais e psicológicos.

Como funciona na prática

Algumas das tarefas direcionadas ao profissional formado em gestão de recursos humanos são: cuidar dos documentos dos funcionários e da parte burocrática relacionada à contratações e às demissões. Ele também deve garantir que os tributos e as contribuições obrigatórias sejam pagas, assim como o salário e os benefícios dos funcionários.

Já os consultores são responsáveis por selecionarem profissionais de acordo com os objetivos da empresa. Com isso, realizam a triagem de candidatos, elaboram e aplicam testes vocacionais e psicológicos e, em seguida, avaliam o desempenho dos candidatos, considerando as necessidades da vaga.

Características do profissional de recursos humanos

Um profissional da área precisa se interessar pelas relações humanas e ajudar as outras pessoas. Nesse trabalho, também é importante características como paciência, carisma, responsabilidade, raciocínio rápido, organização, capacidade de observação, sensibilidade, facilidade ao elaborar estratégias e realizar planejamentos.

Mercado de trabalho

A legislação trabalhista pode ser muito complexa, levando grandes empresas e escritórios de contabilidade a contratarem profissionais especializados que entendam de folha de pagamento, relacionamento com funcionários e sindicatos e tenham conhecimento de cargos e salários. Ele pode ser assistente, técnico, analista, supervisor ou gerente, de acordo com sua experiência no ramo.

Micro, pequenas e médias empresas também costumam contratar o gestor de RH. As áreas com mais oportunidades são: departamento pessoal, treinamento e desenvolvimento, recrutamento e seleção. O profissional também pode atuar em gestão pessoal, focando no bem-estar do funcionário para que sua produtividade aumente.

Esse mercado esta expansão devido a preocupação com as pessoas na atualidade, então é importante se qualificar e buscar sempre o seu diferencial, tem espaço para todos, só que é preciso buscar o seu melhor sempre.

É isso ai seguidores, se precisarem de ajuda estou nas redes sociais @antoniocarloscfillho,.Finalizo por aqui desejando boa sorte, e até o próximo artigo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.


+