Compartilhe este texto

Novos medicamentos podem reduzir câncer de mama em 11 dias

Por Portal Do Holanda

11/03/2016 16h38 — em
Saúde e Bem-estar



De acordo com médicos britânicos, a combinação de dois medicamentos pode reduzir ou eliminar alguns tipos de câncer de mama após 11 dias de uso do medicamento.

Na Conferência Européia de Câncer de Mama, os médicos apresentaram essa descoberta, o que pode significar que algumas mulheres não vão mais precisar fazer quimioterapia. Os remédios foram testado em 257 mulheres, atacam uma fraqueza encontrada em 1 a cada 10 casos da doença.

As drogas usadas foram lapatinib e trastuzumab, essa última mais conhecida como Herceptin. As duas têm como alvo a HER2, proteína que acelera o crescimento de alguns cânceres de mama em mulheres. O Herceptin age na superfície de células cangerígenas, enquanto o lapatinib consegue penetrar dentro da célula para 'desligar' a HER2.

O estudo, que também ocorreu em hospitais do NHS (o SUS britânico) em Manchester, deu o tratamento a mulheres com tumores medindo entre 1 e 3 cm. Em menos de duas semanas de tratamento, o câncer desapareceu completamente em 11% dos casos, e em outros 17% ele ficou menor que 5mm. Atualmente, quem tem câncer de mama HER2 positivo tem mais chances de reincidência."Teríamos que ter certeza de que não estamos dando um passo atrás e aumentando o risco de reincidência", acrescentou Bliss.

Hoje, acredita-se que o que chamamos de "câncer de mama" seriam dez doenças diferentes, cada uma com causa, expectativa de vida e tratamento necessário diversos. Conseguir combinar as fraquezas específicas de cada tumor com drogas que as ataquem é considerado o futuro do tratamento do câncer.

Os cânceres de mama, em particular os tumores HER2 positivos, estão na linha de frente desta revolução no tratamento. Arnie Purushotham, do Cancer Research UK, que financiou o estudo, disse: "Esses resultados são muito promissores se se sustentarem em longo prazo, e podem ser o primeiro passo em achar uma nova forma de tratar este tipo de câncer."


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: câncer, mama, medicação, saúde, Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar