Compartilhe este texto

OAB diz que fim das 'saidinhas' dos presos é inconstitucional

Por Portal Do Holanda

28/03/2024 9h02 — em
Brasil


Foto: Felipe Martins e Divulgação/OAB-AM

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deve apresentar um parecer ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o PL que acaba com a "saidinha" dos presos, alegando que o projeto viola os preceitos fundamentais da Constituição Federal de 1998. 

“A saída temporária, como era prevista, era um instrumento de execução da pena privativa de liberdade voltado a fortalecer vínculos familiares, reduzir tensões carcerárias e possibilitar a reintegração social do preso." diz a OAB no parecer. 

Segundo eles, é dever do Estado garantir que a execução da pena ocorra de modo humanizado, uma vez que a Constituição proíbe a utilização de penas cruéis e tratamento degradante, além de assegurar aos presos o respeito à "integridade moral".

A Ordem afirmou que caso o presidente aprove o PL, eles apresentarão uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), para analisar os riscos que o projeto pode causar na Constituição. 

O PL que acaba com a saída dos presos foi aprovado no dia 20 de março pelo Senado Federal e segue agora para sanção ou veto de Lula.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil