Compartilhe este texto

Influencers são alvos de operação por fraude em vendas de rifas online

Por Portal Do Holanda

17/04/2024 12h11 — em
Brasil


Foto: Divulgação Polícia Civil do Rio de Janeiro

Três influencers são alvos da Operação Sorte Grande da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que tem como objetivo desmantelar um esquema de fraude em vendas de rifas online que movimentou pelo menos R$ 15 milhões.

A ação iniciou nesta quarta-feira (17) e tem como alvos os influenciadores Luiz Guilherme de Souza, conhecido como Gui Polêmico, com 15 milhões de seguidores; Samuel Bastos de Almeida, também conhecido como Almeida do Grau, com 450 mil seguidores; e Nathanael Cauã Almeida de Souza, conhecido como Chefin, com 13,5 milhões de seguidores.

Os agentes cumpriram 7 mandados de busca e apreensão contra 5 alvos ligados ao grupo investigado por estelionato, crime contra a economia popular e associação criminosa.

Segundo o inquérito, os suspeitos realizavam sorteios de prêmios em dinheiro, celulares, carros de luxo e apartamentos. Os prêmios mais simples eram entregues aos ganhadores para estimular a participação nos sorteios. Porém, prêmios mais caros, os golpistas simulavam a entrega com ajuda de comparsas e publicavam vídeos dos supostos ganhadores.

No ano passado, por exemplo, quando simularam o sorteio de um carro e uma moto, eles divulgaram bilhetes que custavam R$ 0,35 cada um, e os participantes precisavam escolher números de 0 a 9.999.999, totalizando 10 milhões de possíveis combinações. Fazendo um comparativo com a Loteria Federal, os sorteios regulares utilizam apenas 5 números de 0 a 9, resultando em 100 mil possíveis combinações.

As autoridades suspeitam que os sorteios eram realizados sem auditoria, e os participantes não tinham meios para verificar a autenticidade.

O caso segue em investigação e agora a Delegacia do Consumidor (Decon) busca mais informações sobre as plataformas que operam os sorteios, que geralmente são localizadas no exterior.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil