Compartilhe este texto

Deputados adiam votação que suspende obrigatoriedade de visto de turistas que queiram entrar no Brasil

Por Portal Do Holanda

28/03/2024 9h51 — em
Brasil


Foto: Freepik

A Câmara dos Deputados adiou, nesta quarta-feira (27), a votação do decreto que dispensa a obrigação de visto de turistas vindos dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, para entrar no Brasil. O projeto pretende suspender o decreto do Poder Executivo que retomou o critério de reciprocidade e voltou a exigir o visto para turistas vindos desses países. 

Em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou um decreto dispensando a apresentação de visto para turistas residentes nesses países. Até então, os turistas poderiam permanecer no Brasil por até 180 dias, sem a necessidade de visto, para turismo, negócios, trânsito, atividades artísticas e esportivas ou em situações excepcionais por interesse nacional.

Contudo, o presidente Lula (PT) determinou que o Itamaraty voltasse a exigir o documento, partindo do princípio da reciprocidade, já que turistas brasileiros precisam de visto para visitar esses países. 

Atualmente, apenas o Japão dentre os quatro países não exige mais o visto aos brasileiros. Até o momento a Câmara ainda não definiu quando irá retomar a votação.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil