Compartilhe este texto

O NOSSO AL CAPONE


Por Raimundo de Holanda

20/06/2012 1h08 — em
Bastidores da Política



Adail Pinheiro preparava o seu retorno à Prefeitura de Coari e foi incluido entre os fichas sujas que serão impedidos de participar do processo eleitoral deste ano. Menos mal. O crime atribuido a Adail e outros gestores de nomes bem conhecidos, como Francisco Dissica Tomaz Valério e José Maria Muniz, não lhes dá espaço para  tentar recurso com chances de êxito no judiciário. Fizeram mau uso do dinheiro público,  tiveram as contas  rejeitadas "por irregularidade insanável e decisão irrecorrível".

CAPONE

O caso de  Adail  - ele venceu o desafio de uma CPI da pedofilia, prisões temporárias e uma operação da Policia Federal que encontrou malas de dinheiro   supostamente  desviados da prefeitura de Coari - é ilustrativo. Protegido por amigos poderosos e um sistema corrupto,  surfava em pesquisas que em tese lhe garantiriam o retorno ao comando do Município, mas agora acabou  barrado exatamente pelo mesmo mecanismo que nos anos  1930 tirou Al Capone  do negócio do contrabando, venda de bebidas e outras atividades ilegais durante a Lei Seca  nos Eua.  Lá o Imposto de Renda pegou Al Capone. Aqui Adail foi barrado pelo Tribunal de Contas da União. Lá, Al Capone foi preso, aqui  Adail pode ainda  perder a proteção dos amigos e voltar para a prisão.

@@@

Surpreendeu a presenca na lista dos fichas sujas do nome do ex-reitor da Universidade Federal do Amazonas, Hidembergue Ordozgoith da Frota.

BOSCO SARAIVA REAPARECE


O ex-presidente do Implurb e ex-deputado estadual Bosco Saraiva, agora no PSDB, reapareceu ontem durante a entrevista coletiva em que o ex-senador Arthur Neto anunciou oficialmente sua candidatura à Prefeitura de Manaus. Bosco é candidato a vereador na ala dos tucanos.

SERVIDOR LEVA DEZ DIAS DE SUSPENSÃO

O subsecretário Sérvio Túlio Xerez de Matos, da Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos decidiu suspender por dez dias um servidor porque o mesmo foi pego em flagrante consumindo bebida alcoólica no ambiente de trabalho. situações como essa têm sido recorrente nas dependências da Seinfra.

OMAR DECEPCIONADO COM  RIO+20


O governador Omar Aziz fez um desabafo ontem em relação ao fórum mundial Rio+20, que se realiza no Rio de Janeiro. Ele disse que espera que a Carta de Manaus seja levada em consideração, mas não acredita muito nisso. “A participação dos governadores fica muito restrita, a gente fica mais como ouvinte do que como quem pode dar opinião. Nada que a gente possa decidir. Para se chegar a um acordo para que se cumpra essas metas, fica meio complicado”, disse.

@@@

Omar também lamentou que visibilidade que dada à Amazônia “é sempre que ocorre alguma coisa de errada. A visibilidade sempre é negativa”. Segundo ele, “ninguém quer discutir os problemas que afligem as populações da Amazônia”.

LIRA VERSUS TAYAH

O plenário da Câmara Municipal quase pega fogo ontem quando o presidente da casa Isaac Tayah (PSD) resolveu responder às acusações do corregedor Wilton Lira (PDT) feitas anteontem em sua ausência. Enquanto Tayah falava da tribuna, Lira ficou nervoso e ansioso para contra-atacar. Mas foi contido pelos colegas Luiz Carijó, Fabrício Lima, Elói Abreu e Francisco Jornada. Ponderaram que o governador estava chegando para a sessão solene do dia e seria deselegante encontrar os vereadores num bate boca de baixo nível.

 NAS FEIRAS

Preocupada com a melhoria das estruturas de bancas das feiras da cidade, a Presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), primeira-dama Nejmi Aziz, esteve ontem (19) com feirantes da Feira da Aparecida para ouví-los quanto as soluções e modelos definitivos das bancas que está sendo tratado como projeto de governo, junto a Sepror. Serão beneficiados inicialmente os feirantes da Aparecida, das ruas Barcelos (bairro Presidente Vargas), Apurinã  (bairro Cachoeirinha) e Santos Dumont (bairro Boulevard) e Cachoeirinha.

LISBOA TRANSFERE TITULO

O Tribunal Regional Eleitoral acatou o parecer do juiz Victor André Liuzzi Gomes, relator no processo nº 33-57.2011.6.04.0010- Classe 30, no qual o deputado cassado Wilson Lisboa (PCdoB) solicita a transferência do domicílio eleitoral para Fonte Boa, onde já foi prefeito em duas ocasiões.  O município pode  ter mais do mesmo outra vez.

RIBEIRO E OS CAMELÔS
 
  O Diretor Presidente do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (IMPLURB), Manoel Ribeiro, convidando para entrevista coletiva nesta quarta-feira (20), às 09h, na sede do órgão à Av. Brasil, Compensa I, para falar sobre camelôs. Desde o início da administração do prefeito Amazonino Mendes o assunto tem sido espinhoso e difícil de resolver. Ribeiro diz que hoje anuncia a solução.

VOLTA DOS FLUTUANTES

Se depender do deputado federal Carlos Souza (PP), em breve os flutuantes “ecologicamente corretos” vão fazer parte da paisagem urbana do Amazonas. Souza diz ter enviado indicativo ao Ministério das Cidades solicitando a viabilização desse tipo de moradia no Programa Minha Casa Minha Vida. Será que Manaus vai ter outra ‘cidade flutuante” de novo?

 

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.