Compartilhe este texto

Slogan do governo do Amazonas é um deboche e MP precisa agir


Por Raimundo de Holanda

26/01/2019 19h04 — em
Bastidores da Política



O governador Wilson Lima “privatiza” o governo ao colocar ao lado do brasão do Estado o slogan ”Amazonas, o governo nas mãos do povo". Não foi um plágio. Foi uma clara tentativa de homenagear um grupo de comunicação que, convenhamos, capitaneou sua campanha e foi responsável direto por sua eleição.  

Que se premie a competência desse grupo, mas o governador tem que ter o bom senso de se manter distante de interesses privados, ou mais tarde poderá ser acusado de afrontar o princípio da impessoalidade e responder por outros crimes - como tratar a coisa pública como se fora privada. 

Cabe ao Ministério Público agir rapidamente. Afinal há uma mídia do governo no ar, com slogan que é um deboche aos órgãos de controle e aos cidadãos, pois se trata de uma ação de governo, não de grupos privados.

ARTHUR VOLTA A ADVERTIR

O temor do prefeito Arthur Neto com o programa de “Metas Nacionais Prioritárias”, para os primeiros 100 dias do governo Jair Bolsonaro, vem da sua longa experiência como parlamentar federal e ministro de governo, onde se destacou como defensor ferrenho da Zona Franca.

@@@

Esse programa midiático acena forte para os mercados estrangeiros, mas coloca em risco modelos essenciais ao equilíbrio regional dentro do país, principalmente a proteção da Amazônia.

ABERTURA DE MERCADO

A abertura liberal para os mercados mundiais, criará sérias limitações para a sobrevivência da ZFM como está. E pior ficará se houver cortes de incentivos; não terá como competir.

GOVERNO SEM REAÇÃO

O mais estranho é que não se vê de parte do governo do Amazonas, nenhum aceno no sentido de pelo menos mostrar ‘resistência’ em favor da constitucionalidade do modelo Zona Franca, que é real.

O Estado do Amazonas é um dos poucos que saiu ‘inteiro’ da crise e não está na condição de pedinte diante da União. Portanto, tem moral para exigir que seu modelo econômico permaneça intocável.

@@@

Infelizmente, para ter essa moral e agir com competência diante de adversidades tão grandes é necessário o conhecimento de causa e o status político que Wilson Lima não tem.

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: ação-do-mp-wilson-lima-amazonas-manaus, deboche

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.