Compartilhe este texto

Motivo para suspeição


Por Raimundo de Holanda

31/08/2015 0h05 — em
Bastidores da Política



O Brasil vive além da  crise política (e econômica), uma séria crise institucional. O princípio de independência dos três poderes esbarra na clara dependência política institucionalizada pelo  Executivo,  especialmente sobre o Judiciário. Os critérios de concorrência para cargos  de juiz classista   sofrem forte influência dos grupos no poder central.  As  negociações para as famosas listas tríplices antecipam quais serão os escolhidos, mesmo quando há motivo de suspeição.  Na sexta-feira, por exemplo, o TSE publicou  edital de lista tríplice para composição de juízes  do TRE-AM. O edital traz a data de 24 de junho e sua publicação, que ocorre dois meses depois, é feita a revelia  de liminar do Conselho Nacional de Justiça, que determina que a lista seja novamente votada de forma aberta  pelo Tribunal de Justiça do Amazonas.
 
 FILIAÇÃO NO PPS
 
Guto Rodrigues reuniu o PPS no final da semana para uma campanha de filiação, com vistas à eleição municipal de 2016. Em 2014 o partido seguiu a orientação do hoje deputado Hissa Abraão, bandeou-se na disputa eleitoral para o grupo do senador Eduardo Braga. Conseguiu fazer dois parlamentares, um estadual, Luiz Castro e Hissa federal. Fora do governo estadual, já que seu grupo perdeu a eleição, Guto agora condena o “bandonismo” dos governos.
 
SAÍDA PELA JANELA

O ex-deputado Marcelo Ramos fez  críticas ao sistema de transporte público na faIxa azul. Ramos percebeu, a partir de uma foto que diz ter visto em rede social, que os ônibus que trafegam pela faixa da direita nesses corredores não têm porta no lado esquerdo das plataformas.

@@@

O ex-deputado, que fez parte da gestão de Serafim Corrêa, deve lembrar que Serafim sucedeu Alfredo Nascimento, que implantou o sistema em Manaus. Na época, o sistema ficou entregue às baratas até ser revitalizado por Arthur Neto. Ramos sugere que os passageiros usem os ônibus sem porta à esquerda e saiam pela janela.
 
SETE MIL DEMISSÕES
 

Mais de 7.000  trabalhadores  foram demitidos nas indústrias incentivadas de Manaus em 2015, mas pelo que informa o Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas,  quem manteve o emprego está conseguindo reajustes que vão de 9,81%, pagos de duas vezes para os maiores salários, até 10%, pagos de uma vez para os que ganham menos. Em ano de crise, é coisa para comemorar.
 
DESCONTÃO
 
A redução no valor da bandeira vermelha anunciada no início do mês pelo ministro das Minas e Energia, senador licenciado Eduardo Braga, foi confirmada na sexta-feira e é de 18%. E, como se dizia antigamente, “ vai dar bandeira” para críticas, pois significa que passa de R$ 5,50 para R$ 4,50.  
 
 
Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.