Compartilhe este texto

Manaus de luto


Por Raimundo de Holanda

04/10/2015 0h09 — em
Bastidores da Política



A morte trágica de cinco jovens na manhã deste sábado, vítimas de acidente de trânsito, chocou a cidade. Retornavam de uma balada, depois de se divertirem durante toda a noite. Um descuido no retorno para casa serviu para interromper suas vidas, enterrar sonhos e marcar profundamente suas famílias. Muita coisa será dita sobre a tragédia, mas o que está por trás dela é exatamente a ansiedade de viver intensamente. E viver perigosamente.  Quem nunca experimentou desse êxtase que os julguem...  

A propósito, o prefeito  de Manaus, Arthur Neto, decretou luto oficial de três dias...

AGENDA DA CRISE
 
A Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa têm ‘agenda de crise’ durante esta semana. Para os vereadores de Manaus a pauta com “prioridade número zero”, segundo o presidente Wilker Barreto, é a votação do pacote de ajustes de gastos enviado à Casa pelo prefeito Artur Neto na sexta-feira. No Legislativo estadual a nova reforma do governo já tramita na casa desde a quinta-feira passada e será votada até quinta, conforme previsão do presidente Josué Neto.
 
GREVE NA UFAM

Os professores da Universidade Federal do Amazonas  votaram, na última sexta-feira,  o encerramento da paralisação  que fica em indicativo de greve entre os dias 13 e 16 deste mês. Na assembleia ocorrida na Adua, não faltou pronunciamento de professores contra o que denominam de “privatização da Ufam” .  Não sabem bem o que dizem. Ainda estão tontos com a decisão de voltar ao trabalho.
 
O NOVO MARCELO
 
Marcelo Ramos vai completar seu ingresso no Partido Republicano do deputado Alfredo Nascimento com o status de presidente regional. Só falta definir a data para que o ex-deputado seja empossado no cargo.
 
TREINAMENTO DE GUERRA
 
Não é tanto por medo de uma ação terrorista da al-Qaeda ou do Estado Islâmico nas Olimpíadas de 2016, mas sim por determinação contida nas normas de segurança para eventos internacionais, que profissionais da Semsa (SAMU-192 e Devae) vão participar do curso de capacitação de defesa para ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares (QBRN) – Rio 2016. Vão passar a semana no Rio sob o patrocínio do Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-Americana da Saúde e Força Nacional do SUS carioca. 
 
EXÉRCITO CEDE AOS ENCANTOS DA DEMOCRACIA
 
O Exército que já foi considerado ‘inimigo’ da democracia,   vai oferecer sua ‘trincheira’ no Comando Militar da Amazônia para uma sessão especial histórica da Assembleia Legislativa, onde os deputados vão debater com os militares as ações de defesa e atendimento social da força na Amazônia. E também participará do esforço do Cadastramento Biométrico da Justiça Eleitoral, dos mais de 1 milhão de eleitores amazonenses, montando um Posto de Cadastramento nas instalações do CMA.  
 
SUÍTE TITANIC
 
Do senador Romero Jucá (PMDB/RR), ao avaliar  a situação de seu partido em relação ao governo Dilma, mesmo sendo um dos principais beneficiários da reforma ministerial que deu sete ministérios à sigla: o governo criou suítes Titanic ao negociar direto com as bancadas e a aliança com o PT já se esgotou.
 
ROTTA X ROMERO

A posição do senador Romero Jucá, que já foi líder dos governos FHC, Lula e Dilma (!!) em relação ao governo petista é diametralmente oposta à do deputado federal Marcos Rotta (PMDB/AM), presidente da CPI do BNDES, que defende o governo petista, apesar de ter que investigar as operações sigilosas do banco estatal para países estrangeiros.
 
Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.